top of page
Buscar
  • Foto do escritorgileletricista7

Dicas revelam cuidados com energia elétrica em período chuvoso

Energia elétrica não tem cheiro nem cor. Todo cuidado é pouco.
Energia elétrica não tem cheiro nem cor. Todo cuidado é pouco.

Com a chegada das chuvas crescem também os perigos de choque elétrico.


Pensando em evitar esse tipo de situação e alertar a população, algumas dicas devem ser tomadas para evitar acidentes que, em alguns casos, podem ser fatais.

Segundo o executivo de Segurança de uma empresa de energia elétrica, Francisco Ferreira, a maioria dos acidentes relacionados à energia elétrica em época de chuvas, ocorrem pelo fato de que as pessoas geralmente desconhecem os riscos que a eletricidade representa.

“Os acidentes acontecem por desatenção aos perigos da energia elétrica, pelo desrespeito a distância de segurança para realizar construções ou reformas, também pelo desconhecimento dos riscos envolvidos e excesso de confiança. A invisibilidade é uma característica da eletricidade que dificulta a percepção dos riscos”, comenta.

O executivo chama a atenção quanto aos cuidados necessários. Em casos de chuva, ao estar no ar livre é recomendável procurar um abrigo seguro e longe de árvores, pois elas podem ser atingidas por raios e pode haver queda de galhos.

Um bom abrigo é dentro de veículos, devido às suas características de isolamento. Outra dica importante é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos que podem conduzir eletricidade quando em contato com uma fonte de energia.

A prevenção serve também para resguardar a população de danos materiais com os seus eletrodomésticos. Deixe ligados à tomada somente os equipamentos que estejam em uso ou os que são realmente necessários, desta forma você economiza energia e evita queima dos aparelhos.

Em caso de inundação desligue os disjuntores para evitar acidentes. Caso a inundação atinja o nível das tomadas chame um profissional qualificado para fazer a revisão antes de ligar novamente os disjuntores.

Mantenha as instalações elétricas dentro dos padrões técnicos, evitando improvisos que podem se tornar armadilhas dentro de casa. Faça a revisão de suas instalações elétricas no máximo de 5 em 5 anos através de profissionais qualificados.

Nunca manuseie equipamentos elétricos estando com corpo molhado ou descalço, estas situações aumentam o risco de choque elétrico. Nunca permita que crianças mexam em equipamentos ou instalações elétricas.

15 visualizações0 comentário
bottom of page